Rádio Galpão do Chasque

A Rádio Galpão do Chasque é criação de Rosemar A. da Silva, mais conhecido como “Conhaque”, apelido de ginetiada. Nasceu em Curitiba, mas foi em Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, para onde se mudou aos sete anos de idade, que viveu as melhores lembranças da infância e adolescência; e onde iniciou a formação escolar e cultural, desenvolvida em CTG’s. Rosemar é hoje conhecido como “Conhaque”, um apelido de ginetiada.

Influenciado por seu avô Hargemir, seu tio Fauri Schiessl e seus amigos, cresceu na lavoura e na lida campeira escutando diversos ritmos de canções gaúchas, nativistas, folclóricas, as quais retratam os costumes de um povo, como os preferidos. É grande apreciador de chacareras, polcas, chamarras, vaneiras, rancheiras, tangos e músicas de raíz.

Aos 14 anos de idade começa a aprender com alguns ensinamentos básicos de amigos em CTG’s e então passa a fazer parte de invernadas artísticas nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Lages, Canoinhas, Piçarras e Joinville. Participou também de vários CTG’s na cidade de Curitiba, o que lhe propiciou, mais tarde, o convite para integrar-se no CTG Trote Crioulo de São José dos Pinhais, como ginete.

Após tomar um pialo de um cavalo aporriado, acaba quebrando as costelas e ficando meio desmotivado. Com mais um tombo da vida, surge a idéia de criar um vídeo dos amigos ginetes. Depois de algum tempo teve a idéia de criar um site aonde pudesse apresentar o que é a tradição gaúcha e o nativismo, e na sequência surge então a Rádio Galpão do Chasque.

https://radiosaovivo.net/galpao-do-chasque/

Curitiba, Paraná, Brasil